PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é Método ECAD?

O método ECAD – Estratégias Comportamentais para o Alívio da Dor é um programa que atua no sentido de ressignificar a dor para quem a sente.

Com nosso método, o participante aprenderá a agir ativamente contra a dor recorrente, através do autoconhecimento, da compreensão dos mecanismos da dor, de suas implicações, de técnicas meditativas, motoras, do desenvolvimento de comportamentos que lhe trazem benefícios e alívio.

Porque a necessidade de criar o método ECAD para o tratamento da dor?

Há vários tratamentos para dor. Há terapias físicas, há o tratamento medicamentoso, todos eficientes, mas entendemos que para conseguir alívio permanente é preciso também uma abordagem comportamental.

A dor tem vários aspectos, para além da sensação de desconforto e limitação que ela traz. Quem sofre de dor por muito tempo tem seu comportamento e vida alterados pela presença dela. Por isso, entendemos que a abordagem terapêutica precisa ser integral, deve atuar no conhecimento das várias implicações, sejam elas emocionais ou sociais, para que a pessoa volte a ser dona de sua própria vida, se torne o protagonista na maneira de lidar com a dor. Compreendendo a dor e descobrindo-se individualmente a pessoa pode ter sucesso duradouro no alívio.

Quais as técnicas utilizadas pelo método?

A Athena propõe técnicas integrativas e complementares no alívio da dor.  Queremos olhar para a dor de cada participante, para isso também é preciso conhecer e vivenciar outras técnicas. Por exemplo, técnicas de relaxamento, de respiração, meditação, alongamento, arteterapia.

Em cada encontro do Método ECAD iremos aprofundar para mudar.  As técnicas motoras e lúdicas são usadas para contribuir no processo de autoconhecimento de maneira integrada.

Por que em grupo?

O cliente que está em processo doloroso se sente sozinho, incompreendido pelas pessoas que estão em volta e este aspecto acaba sendo um fator que aumenta a dor.

A abordagem em grupo dará a ele a oportunidade de conhecer pessoas que sentem o mesmo e que tenham as mesmas necessidades. Juntas as pessoas poderão compreender melhor o processo da dor e se ajudar mutuamente a vencer o desafio da dor crônica.

Qual a vantagem para um profissional de saúde indicar o Método ECAD para o tratamento?

Um dos problemas do tratamento de pessoas com dor crônica é a baixa adesão, seja pela dificuldade em lidar com os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos ou algum problema de ordem pessoal. Nosso método pretende melhorar o comprometimento das pessoas com a terapia proposta.

Nós conscientizamos o participante sobre seu processo doloroso, ajudamos a organizar suas práticas diárias, motivamos para que ele assuma novas atitudes, de modo que ele consiga perceber resultados positivos e se dedique ao tratamento médico. 

 Qual paciente os profissionais podem indicar para a Athena?

Os profissionais podem indicar qualquer paciente que sofra de dores recorrentes. O método ECAD irá contribuir para melhorar a compreensão dos tratamentos necessários e com isso a adesão a estes.

Nós nos dedicamos a cuidar da pessoa que tenha dor recorrente, não importando a causa ou diagnóstico porque quem sofre deste problema tem em comum as consequências sociais, emocionais e até profissionais devido a limitação que a dor impõe.

Nosso método age no sentido de mudar hábitos e comportamentos que estejam afetando a dor e que explicam porque ela é recorrente.

Quantas horas e quantas sessões?

O programa foi desenhado exclusivamente para ajudar pessoas a lidar com a dor crônica. Ele é composto por 10 encontros semanais, realizado em grupo, com 3 horas de duração. 

Ao término do décimo encontro, será feita uma pausa de 1 mês quando então haverá uma sessão de manutenção, com o objetivo de avaliar o impacto do Método ECAD na vida de cada pessoa. 

Precisa interromper medicação e programa de exercícios?

Não interferimos no tratamento proposto pelos profissionais que acompanham nosso cliente. O ECAD é um método complementar.

A Athena é uma empresa que cuida do ser humano de forma integral e, dentro deste conceito, não trabalhamos com nenhum tipo de medicação. Teremos todos esses dados nas fichas dos participantes, apenas como informação complementar.

Fazemos relatórios sobre a participação do paciente no método aos profissionais que também se dedicam a aliviar a dor dele.

Roupas leves?

Sugerimos que usem roupas e sapatos confortáveis.  Trajes que permitam movimentos do corpo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s